Essa é a primeira moto motorizada (1885), o motor é a vapor e as rodas eram feitas de madeira até um veterinário chamado Dunlop (a semelhança com a marca de pneus não é coincidência) resolveu colocar tiras de borracha para deixar mais macio. Isso devia andar a uns 15 por hora, o que é razoável para a época.
Começou no início do século a produção semi-industrializada deste artigo de luxo, basicamente uma bicicleta com motor de 2 tempos. Reparem que tem pedais como uma bike, o banco tem um amortecedor precário e os pneus já tinham câmaras de ar que eram amarradas internamente a roda, isso tornava a troca de um pneu coisa de umas 8 horas. isso andava a uns 20 por hora, razoável na época.
No início do século passado já havia gente apaixonada por essas gracinhas, eis que surge uma das primeiras motos com motor v8. Em 1907 os irmão Michelin já haviam o sistema de troca de pneu que conhecemos hoje, o que deixou as trocas muito mais fáceis. Notem que a moto não tem escapamento, logo faz um barulho ardido e o guidão é muito largo. Isso andava a 40 km/h absurdamente rápido para a época, só ford T para tentar pegar. (kkkkkkkkkk)
Em 1910 a coisa começa a evoluir, entra a lanterna e a busina, o que demonstra que elas começam a invadir as cidades e os corredores, Isso chegava a uns 35 km/h.
A Harley Davidson sempre foi motão e em 1915 ela entra com o carro lateral, chegou a ser usada na primeira guerra, as motos ganham escapamento e perdem um pouco do barulho de grilo morrendo, mas não muito, notem que o escapamento é fininho. Isso chegava a uns 35 km/h.
Elas ganham lugar para colocar placas na frente, sinal de que estavam popularizadas e rodando nas ruas em 1921. Isso chegava a 40 km/h
Escapamento "largo", freio dianteiro a tambor, guidão inclinado, motores maiores. Começamos a falar de motos como conhecemos hoje em 1926, notem o alforge para carregar mensagens e o tanque grande. as motos começaram a ganhar a estrada. Isso deveria chegar a uns 50 km/h o que já é uma boa velocidade de trânsito, dá para pegar uma avenida.
Em 1929 a BMW já fazia as super esportivas, essa chega a uns 60 km/h brincando.
A crise da década de 30 não afetou o desenvolvimento de motocicletas, notem que agora temos amortecedor no guidão, freios dianteiros e traseiros, placas atrás e escapamentos realmente largos.
Começamos a falar de estradeiras grandes, potentes, bem iluminadas que chegam aos inríveis 80 kilômetros por hora, já da para ir para a rodovia.
em 1939 chegamos a criação das categorias de motos, essa é uma 4 cilindros de dois tempos, estreita para melhorar a aerodinâmica dos 100 km/h.
Harley Hidraglide, avó da Electra Glide, reparem que até agora não temos banco de garupa.
No pós-guerra enquanto as americanas ganham cara de estrada, as européias criam esportivas boas de curva e com tendencias a scooters.
Os engenheiros em 1957 lutavam para descobrir a melhor aerodinâmica.
Na década de 60 saíram vários tipos de motos, as pequenas, motonetas, etc.
Essa é a Harley Davidson do filme Easy Rider de 1969, talvez a primeira chopper documentada, isso já corria demais.
Década de 70, talvez a que mais evoluiu, as motos chegavam e passavam os 200 km/h, criou-se o amortecedor traseiro, todas as motos tinham banco para garupa, freio a disco, estamos dentro da nossa realidade.
Customs também com espelhos retrovisores, amortecedores traseiros, freio a disco, encosto para o garupa, só faltou uma cerejinha.
As únicas grandes invenções na década de 80 foi a suspensão prolink (suspensão traseira onde não se vê as molas) e o freio a disco traseiro.
Na década de 90 se aprimorou e popularizou as motos de trilha, que eu tenho que assumir que tem o melhor amortecimento, arrancada, manutenção, vida útil, torque e diversas coisas mais, apesar de não ser minhas favoritas, todos os problemas foram resolvido com esses modelos de motos.
E por fim uma Harley para acabar o século passado, quem quiser me dar uma dessas pode entrar em contato.
É isso aí galera, não vou falar das duas implementações desse milênio (injeção eletrônica e prolink dianteiro), fica para a próxima, esse post demorou 2 semanas para ficar pronto em sua pesquisa, imagens, dados e etc, ou seja se você não divulgar e compartilhar eu vou puxar seu pé de noite. Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário