Uns dias atrás o pai da minha namorada disse que acordou e não conseguiu se mover, disse que ficou desesperado, eu expliquei que era uma catalepsia projetiva. Não sei para que que eu fui falar isso na frente de um monte de gente. Começaram a me zoar "calopsita oquê?
Então, continuem lendo para saber o que é...
A catalepsia projetiva, ou catalepsia astral como os mais místicos chamam os médicos chamam de paralisia noturna, ou paralisia do sono. É um estado natural que acontece todas as noites, basicamente nosso cérebro desliga as nossas funções motoras para não nos machucarmos durante os sonhos, esse estado acaba momentos antes de acordarmos, mas as vezes a mente desperta e este mecanismo de defesa continua acordado, é então que a viagem acontece.
O indivíduo que acorda e ainda não pode se mover é tomado por desespero, medo e agonia pela sensação de impotência, e é comum isso ocorrer ainda no estágio entre o sono e a consciência, por esse fato os dois podem se misturar ocorrendo alucinações hipnagógicas, como ver, sentir e ouvir coisas. É comum as pessoas que dormem de barriga para cima ver/imaginar pequenas criaturas sentadas em suas barrigas impedindo-as de se mover. Além de objetos se movendo, pessoas ao redor, cheiro de terra, sons se metal batendo (todo quanto é tipo de viagem)
É um estado comum já ocorreu com mais de 60% da população mundial, e provavelmente se não aconteceu acontecerá com você ainda, mas fique tranqüilo não há nada demais nisso. Essa paralisia vem sido relatada em todas as partes do mundo desde sempre, algumas culturas as ligam com o misticismo, viajar fora do corpo, etc.
A pitura é "O pesadelo", por Henry Fuseli (1781), uma das representações da paralisia do sono na cultura popular
Nenhum comentário:
Postar um comentário